Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Consequências da Crise. Outras

por jpt, em 18.03.11

Geoge Steiner, ensaísta, crítico literário e professor e professor em Cambridge, considera, em entrevista a Revista Ler, de que a crise pode ter consequências muito positivas:

 

"Quando as coisas estão mal, muito mal, as pessoas começam a ler com seriedade, a ler melhor. Ouve-se mais e melhor música, por exemplo. (…) Os jovens começam a ter fome de algo mais substancial do que a pastilha elástica momentânea da pop. Já foi assim. Durante a guerra, a Blitz, as pessoas regressaram aos clássicos, leram-se os grandes romancistas vitorianos, os grandes poetas." E sugere: "O meu currículo oficial imaginário, se estivesse no poder, consistiria nas seguintes disciplinas: Música (toda a gente deveria ouvir, conhecer, aprender, mesmo que não seja para isso especialmente dotado. A Música combina a Matemática e a emoção humana), Arquitectura (toda a gente deveria aprender Arquitectura, porque esta combina a Engenharia, a Física, as Ciências do Meio, a Sociologia, a História e até a Política. Construir um edifício – e estamos num período de grandes obras de arquitectura – é um acto político de grande complexidade) e, claro, a Matemática. Então, Música, Arquitectura, Matemática e, de repente, dou por mim a falar de Platão."

 

PSB

publicado às 14:32


1 comentário

Sem imagem de perfil

De AL a 18.03.2011 às 16:08

As coisas que eu aprendo com os meus co-bloguistas! Oxala os tempos de crise atraiam mais olhares para a cultura e educacao. Este teu post lembrou-me uma conferencia TED que vi ha pouco tempo. Deixo-te aqui o link, caso de interesse:

http://www.ted.com/talks/diana_laufenberg_3_ways_to_teach.html

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos