Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Os Batmen suíços

por jpt, em 21.08.11

 

Relativamente à crise portuguesa, europeia e, até, mundial, abaixo um simpático comentador, com toda a certeza muito jovem e como tal desconhecedor da gigantesca mutação sociológica em Portugal nos últimos trinta anos, refuta e invectiva o real sob o argumento que Portugal não é a Escandinávia ou similar e que, como tal, este tal real não o é nem pode ser, nem mesmo poderá vir a ser (não o real não é mágico, ídolo. Mas vai existindo ...). Sendo ali comentário único é, no entanto, similar a uma opinião generalizada que é, até, o húmus do "indignismo", tão comum nestes dias. Entetanto no jornal Público a colunista Teresa de Sousa coloca: "A questão é: como é que se renova o contrato social nas novas condições da globalização?" (citada pelo atento Pedro Correia). É exactamente isso que quis deixar, mais palavroso e mais higiénico na questão sobre o "quem ouvir", no tal texto ali em baixo.

 

Ou seja, há profissionais do tal "contrato social" (passo, neste sítio, a discussão sobre o escorregadio termo), cientistas sociais. Muitos deles indignistas, que isto é a era da "epistemologia do engajamento". Mas, com toda a certeza, pelo menos alguns pensadores. É tempo de botarem, pensar partilhando - e não apenas sobre economia política. "Falem agora ou calem-se para sempre".

 

Que o resto é ... Quino.

 

jpt

publicado às 22:34


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Lowlander a 24.08.2011 às 10:41

De facto isto tem de mudar. E mudara, a bem ou a mal (a mal, a muito mal e a minha sombria suspeita mas adiante).
O meu problema com estas duas postas do JPT e que partem da premissa tortissima das declaracao do Luis Amado, ainda para mais com loas intensos ao personagem.
Luis Amado, pelas declaracoes que lhe tenho lido, defende mais do mesmo, a continuacao dos mesmissimos desiquilibrios politico economicos que nos ultimos 30 anos nos tem deslocado para esta crise - politica economica de classe. Mais aprofundamento da crise agora pela via da austeridade, uma especie de "aperta com forca que eu gemo". Como dizia o AMCD no outro post e muito bem, "pedir aos pobres que empobrecam e imoral", e sejamos claros, o que se esta a fazer e isto mesmo, observe-se a evolucao dos lucros e das grandes fortunas no meio do turbilhao desta crise - crescem - estaremos mesmo todos no mesmo barco???
Estes hipocritas como o Amado, fazem discursos sobre as condicoes duras das geracoes futuras e que todos temos de mudar os nossos vis e imorais vicios fiscais mas isso e, obviamente, uma treta, como habitual, em primeiro lugar porque os vicios nao foram com certeza das classes medias, um dado muito simples: desde os anos 70 a produtividade de um trabalhador nao qualificado aumentou 40%, mas o seu salario real (contando com a inflacao) permaneceu congelado - estaremos MESMO todos no mesmo barco? Em segundo lugar neste Titanic, os Luises Amados ja garantiram lugares nos salva-vidas.
Ja agora, esta treta da moralidade financeira que ele como essencial (e tao cristao que e! vamos sofrer agora, ja e muito para que se nos abra as portas do Paraiso virtuoso financeiro no futuro) e um mero regurgitar da ideologia predominante na Alemanha que por sua vez veio e o eco da ala de extrema direita do Partido Republicano... e vem depois o JPT largar "bocas" sobre as "outras" forcas politicas que so sabem beber ideologia importada dos EUA e Franca...
Por ultimo, as propostas de introduzir constitucionalmente limites aos deficites dos Estados revelam profundo desconhecimento de macro-economia, bem sei que a virtuosissima Alemanha ja os implementou aplaudida pelo Banco Central Europeu (que mais nao e que um departamento do ministerio das financas Alemao em Bruxelas), mas em materia macro-economica, os lideres destes organismos estao na Idade das Trevas.

Em resumo, mudanca e precisa, e, alias inevitavel. Mas pensar que o Amado e um agente da dita ou sequer um arauto e um gravissimo equivoco.

comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos