Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A preta boa

por jpt, em 11.09.11

Há já três anos que aqui botei sobre a campanha publicitária da cerveja Laurentina para divulgar a sua variante preta. O anúncio de então (ver na ligação) já era a piscadela de olho, barrasca, ordinária, inimaginativa, "esta preta é mesmo boa". Ao ver o anúncio cheirou-me a importação, disse-o até prova da existência da lusofonia (publicitária), um tom e um sotaque que me pareciam aqui excêntricos, e que logo associei à actual publicidade portuguesa, sempre de pénis na mão em ânsias masturbatórias (sobre essa tralha publicitária bolcei* aqui). Ou seja, parecia-me coisa de portugueses aqui deslocados para fazerem a campanha ou de nacionais moldados em Portugal, a espalharem-se, incompreendendo o local. Agora, três anos depois, enchem a cidade com este cartaz - qualquer publicitário virá dizer que está bem conseguido, não há nada a fazer, a onanomania é uma doença profissional, está visto.

Mas há reacção. Grossa bronca, a empresa a anunciar a desistência da campanha, que retirará os cartazes. Acusações de sexismo (não direi que não) e de racismo, por chamar "preta" à mulher, e aqui já é imputação descabida. Pois "preto" e "preta" são uso corrente, em tom elogioso e irónico, insultuoso ou neutral, e, tantas vezes, em registo de auto-definição. Enfim, o mote da campanha é ordinário? É. É racista? Não. E qual será o resultado? A empresa muda a campanha, paga mais uma, ganham os publicitários, ganha a empresa.

E recrudesce o moralismo, versão pública dos discursos mas com efeitos sociais, expresso publicamente nas elites políticas, aquelas coisas de proibir mini-saias ou pecaminizar os calções justos (tchuna babies), tudo alimentado nas mesquitas e igrejas que tanto se expandem. Má onda, a parva campanha, as refracções que provoca.

* Estou grato à leitora que me corrigiu o erro ortográfico.

jpt

publicado às 01:47


comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos