Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A antiga Inhambane

por jpt, em 23.11.11

Há exactamente um ano uma leitora do ma-schamba contactou-me. Na sua juventude vivera em Inhambane - penso que o seu avô foi aí governador - e tinha em sua posse alguns postais da época. Perguntou-me se estaria eu interessado em colocá-los no blog. Logo lhe agradeci a oferta, gentilíssima. Disse-me ainda que tinha muito mais fotografias de então, arrumadas, já de família e que no caso de eu pretender colocá-las aqui as procuraria para as digitalizar - algo que seria interessantíssimo para mim, amante que sou desse "olhar distanciado" pelo tempo. (E algo agora bastante em voga, via bastantes grupos no facebook, mas talvez não tanto há um ano). Muito lhe fiquei grato. Mas, entretanto, as derivas deste blog minoraram o nosso pendor iconográfico, tanto pelas desavenças acontecidas como pela tentativa de lhe dar uma dinâmica fotográfica actual. E nisso cometi a indelicadeza de não insistir nesse envio das fotografias.

Por intermédio de amigos comuns há cerca de um mês tive o prazer de aqui conhecer Maria João Spencer, a nossa leitora. Senhoril. E nisso uma simpatia radiante, no evidente entusiasmo com a viagem ao país onde crescera. E radiosa, pois também uma mulher muito bonita. Foi um breve contacto, encantador. Chega-me agora a notícia, absolutamente inesperada, da sua morte. Ficar-me-á o seu lampejo na memória.

Coloco aqui, como ela quis, os belíssimos postais que então endereçou para o ma-schamba. Que são também mostra do evidente amor que teve por Inhambane e pelo país, e da sua vontade de o partilhar com quem o comunga.

É a minha vénia ...jpt

publicado às 18:45


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Abel de Azevedo a 23.11.2011 às 20:52

Linda homenagem . . . RIP Maria João!
Sem imagem de perfil

De maria a 24.11.2011 às 02:04

Os edificios e aponte cais continuam de pe e em pleno uso. Hoje ha mais construcoes mas o antigo esta intacto.
Sem imagem de perfil

De Quim Rodrigues. a 25.11.2011 às 13:15

FIKEI FELIZ EM VER ESTAS FOTOS DE INHAMBANE. PASSEI ALGUM TEMPO DA MINHA MENINICE. FOI AÍ QUE FIZ O EXAME AS ESCOLA TÉCNICA E AO LICEU. FORAM TEMPOS MUITO BONS. VIVIA PERTO DO BAZAR , NUMA CASA CUJO QUINTAL FAZIA UM BICO E NA RUA DOS FUNCIONÁRIOS DO ESTADO (ENFERMEIROS, FINANÇAS, ETC. ).
PUBLIQUEM MAIS. OBRIGADA
Sem imagem de perfil

De Rita Soares de Oliveira a 28.11.2011 às 17:06

Ze, ainda bem que se proporcinou este encontro teu com a Maria Joao, ela era fã da Ma schamba e adorou conhecer te. Estava tão feliz de estar na terra dela e disse que iria então proc,urar as tais prometidas fotografias para te enviar e promover o amor que ela tinha não só pela terra como a admiração que sempre teve pelo seu avô Augusto Spencer - recontando vários episódios felizes que passou com seus avós.

Bem haja e obrigada por esta bonita vénia que fizeste à tua recente amiga,uma Senhora e sim, muito bonita.
Sem imagem de perfil

De Carlos Fernandes a 25.11.2011 às 13:40

Adoreiii!!! Foi este Inhambane que conheci quando la cheguei.Lamento o falecimento da Maria Joao! Ela sera lembrada para sempre por muitos de anos.
Sem imagem de perfil

De Carlos Fernandes a 25.11.2011 às 13:41

Queria dizer, por muitos de nos!!! As minhas desculpas.
Sem imagem de perfil

De Maria Alice Videira a 25.11.2011 às 11:28

Lamento o falecimento da neta do Sr. Governador.
Gostei de ver Inhambane daquela época.
Obrigada por esta relíquia.
Sem imagem de perfil

De AL a 23.11.2011 às 18:57

Junto-me a esta tua homenagem tao sentida, ainda que no meu caso o conhecimento nao tenha passado do virtual.
Sem imagem de perfil

De Fernando Ferreira a 25.11.2011 às 11:38

O Inspector Augusto Vaz Spencer foi Governador de Inhambane e de Lourenço Marques, Nasceu em Lisboa em 1907 e casou em 1933 na Ilha de Moçambique. O casal teve dois filhos, Maria João e José Luís Spencer.
Em Dezembro de 1961, aquando da invasão do Estado Português da Índia, era Governador de Inhambane, onde recebeu uma manifestação de Inhambanenses contra a anexação de Goa, Damão e Diu, por parte da União Indiana.
Sem imagem de perfil

De umBhalane a 23.11.2011 às 19:15

BONITA HOMENAGEM.

comentar postal


Pág. 1/2



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos