Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"…cheguei a um acordo perfeito com o mundo: em troca do seu barulho dou-lhe o meu silêncio…" (R. Nassar)
A companhia de teatro Mutumbela Gogo, sediada no Teatro Avenida, em Maputo, conta com 25 anos de existência. Para comemorar a efeméride, ao longo do ano de 2011 têm sido realizadas reposições de alguns dos seus espectáculos mais emblemáticos, entre os quais o famoso 'Nove Hora' de Rui Nogar.
As comemorações culminaram com um Festival Internacional de Teatro em Maputo entre o dia 6 de Novembro - data da fundação da companhia em 1986 - e o dia 13 de Novembro passado, com a apresentação de espectáculos, seminários, 'worshops' de dramaturgia, de produção e de cenografia.
Parece que também teve lugar a edição de um livro sobre as actividades da companhia (espero que mão amiga mo faça chegar em breve - assim o solicito sem pudor) e a publicação de algumas peças de teatro de criação colectiva (aguardo a confirmação da mão amiga). Também foram apresentados vídeos dos filmes produzidos pela companhia.
Bem hajam, Mutumbela Gogo, porque manter a especificidade do vosso trabalho não é fácil. E também porque 25 anos é um excelente marco para reflectir sobre um percurso tão rico (com todas as idiossincrasias inerentes) e lançar os alicerces para as próximas décadas.
VA