Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A companhia de teatro Mutumbela Gogo, sediada no Teatro Avenida, em Maputo, conta com 25 anos de existência. Para comemorar a efeméride, ao longo do ano de 2011 têm sido realizadas reposições de alguns dos seus espectáculos mais emblemáticos, entre os quais o famoso 'Nove Hora' de Rui Nogar.

As comemorações culminaram com um Festival Internacional de Teatro em Maputo entre o dia 6 de Novembro - data da fundação da companhia em 1986 - e o dia 13 de Novembro passado, com a apresentação de espectáculos,  seminários, 'worshops' de dramaturgia, de produção e  de cenografia.

Parece que também teve lugar a edição de um livro sobre as actividades da companhia (espero que mão amiga mo faça chegar em breve -  assim o solicito sem pudor) e a publicação de algumas peças de teatro de criação colectiva (aguardo a confirmação da mão amiga).  Também foram apresentados vídeos dos filmes produzidos pela companhia.

Bem hajam, Mutumbela Gogo, porque manter a especificidade do vosso trabalho não é fácil. E também porque 25 anos é um excelente marco para reflectir sobre um percurso tão rico (com todas as idiossincrasias inerentes) e lançar os alicerces para as próximas décadas.

VA

publicado às 20:55
modificado por VA a 16/12/13 às 23:38


6 comentários

Sem imagem de perfil

De jpt a 03.12.2011 às 18:12

Não se trata de reembolso, apenas referia que dantes andava nas livrarias a ver o que era publicado (e assim constituí uma relativamente vasta biblioteca sobre Moçambique) e agora nem lá entro, pelo que não sei do que via saindo ou não. Ainda não ouvi falar desse livro - mas, honestamente, falo cada vez com menos gente e ninguém me fala de livros.
Sem imagem de perfil

De AL a 03.12.2011 às 02:55

Sao fantasticos! Acho que a primeira peca que vi em Mocambique foi uma deles, nao no teatro avenida mas na casa velha
Sem imagem de perfil

De jpt a 03.12.2011 às 13:40

Ainda não vi o livro, quando o fizer chegar às minhas mãos logo te direi (hoje em dia, global-troika oblige, não compro livros)
Sem imagem de perfil

De VA a 03.12.2011 às 13:59

Podes comprar que serás reembolsado (a ideia era essa, jpt)...só não sei se realmente foi publicado... pensar que há um ano foi uma trabalheira a sistematização cronológica :)
Sem imagem de perfil

De VA a 03.12.2011 às 18:21

Entendo! Também me escuso a entrar não vá a tentação tecer das suas...Mas se puderes aferir da sua existência por terras moçambicanas, agradecia.
Por favor, não deixes de falar com as pessoas, Zé. Dizem que não vale a pena.
Sem imagem de perfil

De jpt a 04.12.2011 às 00:22

Amanhã mesmo irei procurar (hoje, domingo). Quanto ao resto: eu não deixei de falar, é mais ao contrário. Coisas da óbvia fossilização, acho. E do fedor emanado no entretanto

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos