Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"…cheguei a um acordo perfeito com o mundo: em troca do seu barulho dou-lhe o meu silêncio…" (R. Nassar)
Confesso que estou farto dos choradinhos sobre a violação da privacidade que os grandes potentados fazem na internet. Em particular o pérfido facebook. Sim, há exageros (isto das publicações apagadas não desaparecem totalmente) e isso tem que ser resolvido. Mas de resto o que está afixado é o que as pessoas publicam, querem partilhar.
Mas totalmente diferente é o que me acaba de acontecer. Googlei "casamento" para buscar uma imagem para ornamentar um postal (que será o próximo). E os resultados da pesquisa são encimados com uma fila de seis pessoas que fizeram esta pesquisa, bloguistas dos meus contactos (o e-mail que tenho aberto é o gmail do blog, que remete para os contactos havidos com o ma-schamba). Ou seja, as nossas pesquisas, por definição algo privado e não explicitamente publicado, estão por aí anunciadas a todos os conhecidos.
Com esta opção "googliana" despreza-se a irredutível vontade consciente (se imbecil ou não, isso é outra coisa) de publicar, de "partilhar". Tudo está em devassa. E assassinada está a privacidade. O caminho agora é o das "públicas virtudes, vícios públicos"?
Estou estupefacto. Francamente. Solução para isto? Desgooglar. Há outros motores de busca. Até ao dia, claro ...
jpt