Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Seminário desta Terça-feira

por jpt, em 16.04.12

"Velhos amigos, novos adversários: as disputas, alianças e reconfigurações empresariais na elite política moçambicana." Edson Cortês Doutorando em Ciência Política ICS - Universidade de Lisboa

Este estudo irá procurar perceber até que ponto o surgimento de grupos económicos sustentados pelo acesso privilegiado ao Estado moçambicano, se encontra dependente das lógicas e dinâmicas internas de acesso ao poder dentro do partido Frelimo. É assim que iremos procurar compreender as dinâmicas internas as elites políticas moçambicanas, que na sua maior parte, são simultaneamente elite económica, tentando perceber como elas se constituem, as tensões e disputas internas, o processo de formação de alianças e solidariedade entre si e os processos de redesenho e reconfigurações dos seus interesses empresariais.

A leitura da realidade empírica moçambicana nos conduziu a avançar com a hipótese de que o controlo dos destinos do partido no poder pode criar condições para a constituição de grupos empresariais favorecidos, mas estes privilégios podem reduzir-se, a partir do momento em que os seus proprietários perdem o poder efectivo na estrutura partidaria.

A nossa segunda hipótese indica que os constragimentos institucionais no existentes no Estado moçambicano e no partido Frelimo, que obrigam ao exercício períodico de eleições para a sucessão nas suas lideranças, funciona como um incentivo para que os indivíduos que detêm o poder num determinado período, tendam a ser receptivos ao processo de redistribuição, acautelando-se deste modo de situações futuras.

Por forma a conseguirmos realizar a pesquisa, iremos aplicar um cocktail metodológico que consistirá na primeira fase numa revisão bibliográfica, seguida de uma análise documental, e de análise do discurso mediático recorrendo aos artigos da imprensa local; será ainda utilizada a metodologia de histórias de vida e de família, assim como serão aplicadas entrevistas semi-estruturadas a informantes privilegiados. Faremos também uso da metodologia de estudos de caso, privilegiando situações conflituais e aplicando como instrumentos análiticos os principios da “Social Situation” de Max Gluckman (1987) e do “Social Drama”de Vitor Turner (1957).

Por uma antropologia da imagem-filme. Esmael Alves de Oliveira Doutorando em Antropologia Social Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

A presente comunicação tem o intuito de problematizar acerca do uso de imagens fílmicas na pesquisa antropológica. É deste modo que, através da análise do filme “Mãe dos Netos” (2008) produzido pela cineasta moçambicana Isabel Noronha, em co-autoria com a cineasta brasileira Vivian Altman, sobre a questão do HIV/SIDA em Moçambique, tento apresentar a proposta de um campo antropológico através de imagens-filme, em outros termos, uma antropologia da imagem que toma como base metodológica a análise de filmes. A intenção é debruçar-me exclusivamente sobre a mise-en-scène do próprio filme ficando atento às questões que o mesmo aponta e interpela. Para isso evoco algumas reflexões que tem sido apresentadas por diferentes autores que tem pensando o uso de imagens na Antropologia.

jpt

publicado às 02:17



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos