Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cabrita & Cotrim na Minerva

por jpt, em 18.05.12

Sexta-feira, hoje mesmo, às 18 horas, na lendária livraria Minerva, a sessão de apresentação deste "O Branco das Sombras Chinesas", um livro de António Cabrita e João Paulo Cotrim, editado pela editora Abysmo em Portugal. O primeiro estará presente, e falará (ele é homem que fala). O segundo presumo que não esteja.

O livro é uma desgarrada que os dois escreveram há uma década e que foram publicando em fascículos num jornal. Não é um cadáver esquisito, é um traço cultural português pelo menos desde que Eça de Queirós e Ramalho Ortigão fizeram uma destas (o Cabrita poderá, inquirido ao vivo, explicar se houve outros antes. Ou mesmo depois. E se têm alguma coisa a ver com isto). Eu li este "policial". Dois tipos que escrevem bem, com garra, e isso vale sempre ler. Um ambiente na Lisboa fim do século (fim de milénio, para ser mais exacto). Aqui e ali sarcástico, o tom deles. A divertirem-se. À narrativa a gente percebe-lhe as rugas, as cicatrizes. E os agrafos. Coisas dos vários teclados misturados. Mas como é assumido isto não é resmungo, é apenas o tacto ao ler.

Confesso que às tantas deixei de acreditar. Que eles estivessem a acreditar. Mas isso será do meu palato. Valerá a pena ir lá. E comprar. E, nunca esquecer, talvez haja chamussa.

jpt

publicado às 01:52



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos