Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Na Idade do Gelo

por jpt, em 30.06.12
O filme é uma delícia. Uma animação soberba, por vezes trepidante. Um pequeno toque pedagógico (sim, dá para depois se falar das deslocações das placas continentais) sem ser maçador. Humor, hilariante. E uma ternura constante. E a manutenção da velha ideia do cinema animado, a de que a violência e a maldade de alguns personagens é como um circo, pode assustar ali mas flui de modo a que os miúdos saibam que não é verdadeira. Enfim, para miúdos e graúdos, obrigatório ver.

Vejo o filme numa sessão vespertina, na avenida de Roma, a pequeno-burguesia envelhecida lisboeta. Entro com a filha na pequena sala, já em quase escuridão. Ela senta-se e, enquanto arrumamos pertences e pipocas, a meu lado uma septuagenária, elegante, ar viçoso ainda, ali acompanhando um netito bem pequeno, sorri-me e diz-me, cúmplice: "Agora é a nossa função!".

Arranjo uma força sobre-humana, vinda sei lá de onde, para lhe devolver o sorriso. E logo desabo na cadeira. Aterrorizado. Devastado. Enregelado nesta "Idade do Gelo"!

Muito bom é o filme. Até capaz de, alguns minutos depois, me devolver a meninice da gargalhada.

jpt

publicado às 13:58


2 comentários

Sem imagem de perfil

De jpt a 03.07.2012 às 08:54

Obrigado pela sua piedade ...
Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 01.07.2012 às 13:24

Caro JPT a Sra. deve estar a precisar de mudar de lentes ou, como é hábito, a vaidade não a deixa usar óculos e depois dá estas gaffes demolidoras do ânimo de um jovem como nós.

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos