Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

"O Rei Mocho", uma incursão na literatura infantil do Ungulani Ba Ka Khosa (presumo que ilustrada por Amos Mavale), será apresentada publicamente hoje, em Maputo. É uma edição da Escola Portuguesa de Moçambique, conjuntamente com outras instituições. A ler. Para fruir, claro. Mas também para conferir se o Khosa caíu na esparrela de amputar, moralizando acriançando, a literatura oral para a tornar "infantil", como já aconteceu, num oitocentismo acriticado, na colecção que a referida Escola vem publicando. Espero que não. Acredito que não.

jpt

publicado às 14:48


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Eduardo Quive a 29.10.2012 às 11:22

Não me oponho ao magnífico Ungulani, meu amigo, escritor premiado como se refere, caro Tony, mas convenhamos, literatura infantil, por mais que seja aquela empobrecida em Moçambique e que se precise, não merece histórias distorcidas e de alguma forma, encorporadas por escritores que tem que se fingir de criancinhas. Há regras específicas para que se faça esse género literário e a primeira é gostar de crianças, saber difinir os níveis para as quais se escreve e o contexto da história. o que a essa colecção tem feito é colocar pessoas só pelo facto de serem renomadas a fazer papel de escritores de um género e qual é o dinheiro que não paga esforços? Caríssimos a literatura infantil tem as suas exigências e é importante que isso esteja claro e, enquanto não haver uma intervenção a contrariar isso, vamos continuar a ter histórias riquíssimas da nossa oralidade a transporem-se para uma "invertida" oratura.Há escritores da área infantil no nosso país que já publicaram mais de 5 livros desse género, como Felismina W. Velho, Carlos dos Santos e mesmo os Rogério Sitoe (felismente inserido nessa colecção, Fátima Langa e outros que se quer os conhecemos, porque é que não se leva essas que quanto a mim se especializaram-se na área?
Sem imagem de perfil

De Tony Manna a 17.10.2012 às 18:10

Estamos a falar de Ungulani Ba Ka Khosa, um escritor premiado....
Também estamos a falar duma literatura de que as crianças tanto necessitam neste país e como tal penso que todo o trabalho que se faça nesse sentido é muito bem vindo.

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos