Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Temor reverencial"

por jpt, em 07.04.08

Pode-se gostar ou não gostar de José Eduardo Agualusa: o meu desgosto com a última mão cheia de livros (até ao "Zumbi", livro que inacabei com isso finalmente acabando-me como seu leitor) é até bem menor do que o tido com a personagem. Lembro-o aqui em Maputo há já alguns anos quando havia o Festival de Teatro de Agosto, numa sessão na Associação de Escritores num ditirambo contra os intelectuais, editores e académicos portugueses que opinam sobre a literatura africana assim demarcando-a, uma coisa muito "a la carte" pensei (terá ele pensado também). Para acabar eu a beber cervejas na esplanada com alguns colegas locais dele a gozarem-me: "vocês promovem estes tipos e eles tratam-vos assim", riam-se nada convencidos do menu apresentado. Resmunguei uns palavrões sobre a geneologia dele, guardei o saco de livros que levara para que ele os autografasse, ri-me com as "minhas" mulheres da ostensiva vaidade do homem ("tanta que o torna feio", dizia-me uma admiradora, porventura despeitada com alguma desatenção), passei o naco de estante a ele dedicado para a segunda fila traseira (confesso esta minha fealdade) a dar espaço primaz a outros autores de apelido "A..." e segui. Tudo isso nada tem de relevante (diga-se que escritores medianos, homens vaidosos e conferencistas de cabotagem só ofendem quem não consegue escrever, é feio e não tem ninguém que o ouça). Relevante é o indecente torniquete que lhe propõem, o "temor reverencial" a que o querem obrigar. Que seria ridículo se não fosse perigoso. Está narrado aqui: I, II.

publicado às 02:10


5 comentários

Sem imagem de perfil

De eduardo white a 07.04.2008 às 04:16

água lusa será boa de beber, dá uma volta na minha palhota provavelmente serão chilenas não as vindimas mas as bocas.
Sem imagem de perfil

De Vítor Sousa a 07.04.2008 às 05:32

Caro JPT, só para o informar que, em Janeiro, parto para Moçambique, em regime de voluntariado, onde deverei permanecer um ano, leccionando Português. Espero, nessa altura, conhecê-lo.
Um abraço, da Madeira.
Sem imagem de perfil

De jpt a 08.04.2008 às 01:17

Vitor Sousa será aqui um blogo-reforço. Avise, será um prazer.
Poeta tentarei (e vou tentando) dar as minhas voltas. Alguma água beberei em tua honra .. abraço
Sem imagem de perfil

De web a 08.04.2008 às 13:01

eu sou dos que não gosto. pelas razões já acima, mais algumas que por cá (crónicas) calha ir lendo. e, dos livros, ainda não lhe li nenhum que me ganhasse um estalido de prazer - mas não conheço o referido
Sem imagem de perfil

De jpt a 08.04.2008 às 14:17

Pois CG, mas repetindo-me e insistindo - isso do se gostar ou não não é relevante neste caso de agora

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos