Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Política na África Austral

por jpt, em 17.07.08

A propósito de um ciclo eleitoral que incluía Botswana, Namíbia, Moçambique e Zimbabué aqui escrevi em 31 de Outubro de 2004:

 

"Em todos estes processos eleitorais se aplicará o código eleitoral adoptado pelos países da SADC, subscrito neste último Agosto na cimeira das Maurícias. Um tratado endógeno, a implicar profunda aceitação e aplicação, para lá das pressões internacionais. Um processo regional histórico. Um privilégio de assistir a tão rico período."

 

Era uma elipse irónica? Já não me lembro. Mas olhando o desde então pode-se, em triste sorriso, considerar que o pós-colonialismo ainda aí está, substrato. Abrindo brechas geracionais - Botswana, Zâmbia. Mas resistente ainda.

 

Estou crente que, a haver obamismo, crescerá. Ressuscitando a múmia. Mesmo que apesar de Obama (haverá Obama? para além do afro-Obama, vera jarra de Pandora?) - aliás, estou crente que XXI será o século do racismo. "Luzes"? Absolutamente fundidas na demagogia populista. De todas as cores.

publicado às 16:34


3 comentários

Sem imagem de perfil

De cláudia a 18.07.2008 às 14:05

temo que tenhas razão. mas não terá sido assim também no século xx?
Sem imagem de perfil

De Fernando a 18.07.2008 às 23:49

José,
retenho-me nos efeitos colaterais que o obanismo poderá ter em tão complexas como fechadas, SADC e quejandas, africanas e terceiro mundistas. atreve-me até a por em causa se tal fenomeno de unanimismo em volta da cor da pele do candidato, não será apenas uma forma de ainda indexarmos alguma esperança face a tanta irracionalidade vigente. o tempo nos irá dizer.
(PS: não acredito nas ideias politicas do homem)
abraço
Sem imagem de perfil

De jpt a 19.07.2008 às 03:34

C., pois, mas o século não mudou. F., pois, é isso. (o homem tem ideias políticas? "mudança" também eu...)

comentar postal



Bloguistas




Tags

Todos os Assuntos