Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Abertura do Sítio PNETliteratura

por jpt, em 07.09.08

A partir de amanhã estará a funcionar o sítio PNETliteratura, coordenado por Luís Carmelo. Aqui reproduzo o texto de Apresentação:

PNETliteratura: um rio, múltiplos afluentes

O site PNET/Literatura é um espaço vivo e plural de diálogo com a realidade literária em língua portuguesa. Há três aspectos que sobressaem na actualização diária do novo site: a dimensão crítica, a publicação de inéditos e um acompanhamento permanente da vida literária.

Três cronistas dão voz ao diagnóstico crítico, nomeadamente Jorge Reis-Sá (observatório da poesia), Pedro Teixeira Neves (observatório do romance) e Maria do Carmo Figueira (observatório da tradução). Dois escritores particularmente singulares nas respectivas gerações, Almeida Faria e Gonçalo Tavares, darão a conhecer neste espaço inéditos de sua autoria. Por fim, no que diz respeito à radiografia contínua da vida literária portuguesa, de salientar a existência de três dezenas de editoras que possibilitarão ao site PNET/Literatura a pré-publicação de obras de natureza literária. Além deste aspecto, vital para a auscultação da coisa literária, uma rubrica de mini-entrevistas – de acordo com um padrão de questionário cirúrgico e fixo como é próprio da rede – dará voz aos autores. Devido ao facto de o site PNET/Literatura ser um espaço editado na rede, será ainda contemplada uma rubrica semanal que destacará os sites e blogues que se dedicam à literatura.

Mas nada desta vasta actividade se realizaria sem a tradição do velho Folhetim; daí que, desde o dia da abertura do site PNET/Literatura, a 8 de Setembro de 2008, que os contos do escritor brasileiro Carlos Pessoa Rosa passem a ser publicados, fascículo a fascículo, nos fins-de-semana.

A literatura é um rio que se reconhece, hoje em dia, através de uma identidade multifacetada: um vastíssimo esteio de afluentes que disputa os limites de uma fronteira sempre impossível de traçar. É neste limbo dinâmico, ponteado por marés imprevistas, que o site PNET/Literatura se situa. Sem dizer que não à turbulência ou à contingência. Interrogando, enquanto publica; dando a ver, enquanto relativa.

publicado às 19:47


1 comentário

Sem imagem de perfil
[...] [via ma-schamba] [...]

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos