Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os blogs e o politicocentrismo

por jpt, em 12.09.04
Numa quase velha "Visão" que aportou cá em casa vejo um artigo sobre blogs - foi a Inês antes de se ir embora que me chamou a atenção, sabedora da minha distracção, quase repúdio por revistas, um desagrado sem razão nem razões. (Porque será que revista para mim é viagem impessoal, fora disso poucas são as que agarro).

Volto ao artigo. A atenção é sobre os blogs políticos, da gente política famosa. Paupérrima abordagem, o facilitismo dos nomes é certo. Mas acima de tudo porque é jornalista procurando nos blogs o que de mais parecido há consigo mesmo, a coluna política. Enfim, o processo classificatório constante - a busca do idêntico: um turista, ponto final.

Nem um olhar sobre coisas que me parecem do mais interessante, a explosão da auto-edição. Entre o imenso que há pus uma série de gente aí sob as categorias "Contadores" e "Cantores" (a actualização é impossível; e desnessária, entra-se e depois é um labirinto de blogs a percorrer por cada um). Onde há coisas mais e menos para o meu gosto, mas esse é apenas o meu gosto. E mais dado à prosa do que à poesia.


O Alexandre Soares Silva que foi dos primeiros blogs do Brasil que apanhei, agora finalmente caído sob a atenção dos líderes de blogopinião e divulgado. E para aqueles lados gente menos conhecida, e de escrita não polemista, como o Vai Meu Filho, o Kafka Sumiu em Belo Horizonte e os outros blogs do seu autor. Em Portugal só como exemplo do meu gosto, o Caneta sem Tinta, o Pequenas Histórias, já para não falar do Ene, mas este já é afamado.

Nem uma palavra sobre algo que acho um máximo, o ecumenismo bloguístico, explícito na bela iniciativa do Terra da Alegria, visível em vários dos blogs seus participantes.

E os múltiplos blogs regionais (acomodei alguns em Colinas), a furarem a dicotomia entre locais e globais, sem tentativas desse "glocalismo" quase sempre falível.

Há tanta coisa por aí e os artigos/reportagens a ficarem-se nos blogoescaparates, por modorra claro, mas também por um vão politicocentrismo.

Enfim, ainda não foi desta que me afeiçoei às revistas.

publicado às 22:33



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos