WASTEBAND, de Patrícia Portela- Prémio Reposição de "O Teatro na Década" do Clube Português de Artes e Ideias.
- Menção Honrosa do Prémio Acarte / Maria Madalena de Azeredo Perdigão 2003.
28 de Outubro a 1 de Novembro 04, às 21h30
(sáb. e dom. também às 17h)
Centro de Animação do Hospital Miguel Bombarda, Rua Dr. Almeida Amaral, Lisboa
Este espectáculo tem uma lotação limitada a 30 lugares. Entrada Livre
(Informações e reservas: 96 3965525)
Como ser virtual sem ser digital?"Wasteband" é um espectáculo entre um ambiente de ficção científica e os "encontros tupperweare" onde tentaremos vender ao público o espectáculo do futuro.
Uma performance virtual para um actor/astronauta, um músico, um power point e uma mesa eliptica onde se projectam verticalmente imagens vídeo e onde se reunem à volta, sentados, espectadores e performers.
Um kit interactivo sobre cada passo a tomar para viver uma performance virtual em casa, sem recorrer à tecnologia, mas mantendo uma lógica de links.
O pano de fundo é reconstrução de um ritual chinês que prevê em cada ano um dia em que é possível a lua cair nos oceanos de acordo com probabilidades científicas.
O tema é a espera como ritual do desejo. Só espera quem acha que pode acontecer. ***
Um espectáculo a que muito gostaria de assistir - impossibilidade que traduz os tais custos da emigração. E quem o poderia trazer a Moçambique? Nessas embaixadas culturais? Difícil, pois normalmente, e porque aqui, são elas muito tradicionalistas. Mas seria um bom arrojo! Integrá-lo no Festival de Agosto (teatro)? As gentes do ACERT, de Tondela, aqui siameses do Mutumbela Gogo e M'Beu, lerão o Ma-Schamba? Ou as culturais e cooperantes instituições?
Aqui o bloguista, tamanha a curiosidade e em cúmulo de mecenato (ou de cooperação, já que actividades aqui seguem com esse nome), até cederia os catres aos artistas. Com águas correntes, quentes e frias.