Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Arquivos Bloguísticos

por jpt, em 12.04.04

Não sei se isto do bloguismo é uma moda mais ou menos breve ou se é um meio de comunicação que veio para ficar, ainda que com progressivas transformações.

Mas quando leio existirem milhares de blogs em Portugal (para lá dos milhões!! mundiais que a technorati traça) não posso deixar de me surpreender com a sua dimensão. Não falo de importância - por vezes penso que muito exagerada: à excepção dos blogs de autores mais famosos e dos cómicos presumo que a maioria dos leitores sejam eles próprios autores de blog. Um ciclo fechado, que tenderá a esgotar-se com o tempo.

Mas a dimensão impõe-se. Assim sendo gostaria de saber como está a ser feito o arquivo de tudo isto, deste fenómeno relativamente importante do princípio do século e que virá a dizer algo sobre a sociedade de agora.Há uma política de arquivo bloguístico? Tem a instituição central de arquivos ("Torre do Tombo") uma política, uma lei e um instrumento de arquivo - o qual presumo que só poderá ser robótico?

Ou ainda não se pensou no assunto?

E em desenhando essa vertente arquivística não deverá incluir de imediato uma cooperação com os arquivos nacionais dos países africanos da cplp? Pois começada esta logo de início não será muito mais fácil, barata e profíqua do que se só lembrada dentro de alguns anos?

publicado às 06:04


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Arquivos Bloguísticos | ma-schamba a 23.07.2008 às 14:20

[...] anos alguns bloguistas vêm falando da necessidade de uma política de arquivo bloguístico [p. ex. no Ma-schamba e no Adufe desde 2004. E lembro que então também no Último Reduto e no Memória Virtual se [...]
Sem imagem de perfil
[...] 13 de Maio de 2004 | Bloguismo O Paulo Querido montou um arquivo dos textos referentes ao episódio “morte aos blogs”, avisou o sempre atento Tugir. Para lá enviei os dois (vergonhosamente excitados) “Ultramontanos” que aqui escrevi. Pelo que tenho lido em alguns blogs a história da “estagiária incompetente do Expresso” cheira-lhes a “esmola grande” e estão como os pobres, “desconfiados”. A imaginarem perfídias expectantes, uma conspiração anti-blogs, o mano velho a silenciar as vozes libertárias. E talvez esta concentração de textos tenha a ver com essa desconfiança, que “bloguista avisado vale por alguns”. Mas custa-me muito crer em tais nuvens no horizonte (talvez esteja enganado, acontece-me tanto, e cada vez mais): - pelo que conheço do Mário Carvalho (director do Expresso on-line), dos anos que aqui passou, não o estou a ver nas catacumbas conspirativas; e ainda havemos de comer uma lagosta e peixe fresco no Tofinho, rindo/lamentando o episódio. Estou certo… - e pelo que (não) percebo da internet, não estou a imaginar como é que um Estado poderá trancar o acesso aos blogs, nesse espaço a que chamamos virtual, mas é acima de tudo internacionalizado. Não me parece caber em cabeça inteligente. Bem, sempre poderá haver uma Santa Aliança anti-blogs. Mas pensar isso não será um bocado “bloguistas em bicos dos pés”? Mesmo assim envio os vetustos “ultramontanos” (1) e (2) para o P.Q. Pela simpatia e respeito devidos a quem acolhe esta Ma-Schamba de modo tão competente, e às iniciativas que promove. Mas também porque me parece importante estar com qualquer iniciativa que promova algo sobre o qual já aqui escrevi, uma preocupação com a memória futura disto tudo, uma estratégia de arquivo bloguístico. [...]

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos