Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




"Como era Lourenço Marques há 50 anos", memórias do colono José Correia da Veiga apresentadas pela mão do jornalista A. Rosado. Fotos de Louis Hilly, Lazarus, e do dr. Ângelo Ferreira. Uma edição de 1949 - portanto remontando à Lourenço Marques do início de XX - do jornal "Notícias", integrada na série "As Grandes Reportagens do Notícias". O livro é composto por um conjunto de textos inicialmente publicados no jornal.

Um detalhe sobre o início da cidade colona, arquitectura e vida nos finais do século XIX e alvores de XX. Pena que a impressão das várias fotos seja frágil, o que obsta à sua reprodução aqui. Aqui fica memória do início da cidade automobilizada.

O início da cidade colonial, um retrato da sociedade à época. E ainda presente a iconografia da conquista. Eis um grupo de cidadãos integrantes de uma "legião estrangeira defensores da cidade contra o Gungunhanha". Nele pontifica o fotógrafo Louis Hilly (1º à esquerda), pelo que presumo que a fotografia seja um auto-retrato encenado, ou gostaria que assim fosse.

Daí que aqui fica pois os fotógrafos, tal como os vencidos, quase nunca são (re)vistos.

(entrada repetida, colocada em Maio de 2004)

publicado às 08:15



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos