Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Clint - o homem da luz

por jpt, em 07.02.10

[Blood Work]

Agora que espero Invictus, de Clint Eastwood a angústia assalta-me. Coisa da idade, a descrença. Essa que me leva a duvidar (a desesperar?) de que ali cumprirei as minhas expectativas. Pois não poderiam elas ser mais altas. Como?, se se trata do modelo de realizador (o homem que sempre alumia), do melhor dos políticos (e dos homens?), do maior dos jogos?

Por isso vou acalmando a expectativa na companhia deste magnífico livro, que mão muito amiga me trouxe há algum tempo e que vivamente recomendo:

[Maria João Madeira (org.), Clint Eastwood: Um Homem com Passado, Lisboa, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, 2008]

Nele uma bela entrevista a Clint Eastwood (realizada por Nicolas Saada e Serge Toubiana), um conjunto de suas declarações sobre vários dos seus filmes (seleccionadas pela organizadora do livro), uma excelente "cinebiografia" do mestre também da autoria de M.J. Madeira ("O Contador de Histórias"), a sua cinematografia. E múltiplas fotografias. E ainda sete outros textos - os quais ainda não terminei - dedicados a Eastwood, e que chegam com a autoria de Manuel Cintra Ferreira, Fabien Gaffez, João Bonifácio, Vasco Câmara, Kent Jones, Luis Miguel Oliveira, Joana Ascensão (neste último caso um belíssimo texto em fotogramas) . Edição da Cinemateca, quem não tem o livro (nem as minhas maravilhosas amigas ofertadoras) faça o favor de ir lá comprar.

jpt

publicado às 23:52


9 comentários

Sem imagem de perfil

De VA a 07.02.2010 às 23:58

55 dias...:)
Sem imagem de perfil

De jpt a 08.02.2010 às 00:00

pelos vistos daqui a 56 dias farei outro post dedicado a outra "maravilhosa amiga ofertadora"
Sem imagem de perfil

De VA a 08.02.2010 às 00:02

Não faço questão nenhuma nisso, JPT.
Mas sei que esperas por ele. É um belo filme e mais não direi. :)
Sem imagem de perfil

De jpt a 08.02.2010 às 00:05

Claro que não fazes questão. Traz o filme a gente dá-te jantar e eu depois faço o rescaldo in-post
Sem imagem de perfil

De VA a 08.02.2010 às 00:14

:) :) :) Combinado!
Sem imagem de perfil

De AL a 08.02.2010 às 00:57

Eu sinto-me como tu JPT receosa de vir a ser desapontada, mas por outro lado, quem melhor que o Clint para fazer um filme sobre o Mandela? Irei ver assim que puder.. :)
Sem imagem de perfil

De Carlos Azevedo a 08.02.2010 às 03:05

Nada receiem: penso que não ficarão desiludidos. Eu também tive dificuldade em esquecer o homem que estava a ser retratado (num momento muito específico da sua vida). Cheguei ao final do filme com a estranha sensação de que a mensagem se tinha sobreposto de tal modo à forma que não consegui avaliar o filme do ponto de vista puramente técnico (é como quem diz: de cinema pouco percebo), mas não acho que isso seja mau.
Sem imagem de perfil

De 4Carlos Azevedo a 08.02.2010 às 03:08

Quanto ao livro: parece muito interessante. Bom era que a Cinemateca abrisse rapidamente uma extensão no Porto.
Sem imagem de perfil

De ABM a 08.02.2010 às 21:44

Só um comentário sobre o filme, que ainda não vi: eu acho que tivemos que esperar este tempo todo até o Morgan Freeman ficar um nadinha mais parecido com o Nelson Mandela, pois um excelente actor ele sempre foi. O resultado, do pouco que vi, é explosivo e parece captar bem o homem e o mito.

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos