Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Convirá lembrar que continua disponível no consulado de Portugal (Av. Mao-Tse-Tung) a exposição fotográfica dedicada à obra de Pancho Miranda Guedes: "Pancho Guedes. A Aventura da Arquitectura, o Desafio ao Formalismo", a qual foi efectivamente organizada pela cônsul Graça Gonçalves Pereira - cujo trabalho nunca será realçado em demasia - , com a colaboração de Rita Neves. O conjunto fotográfico permite - ainda que a sua apresentação sofra os efeitos da exiguidade do espaço disponível - mergulhar nos trabalhos que o mais importante arquitecto da história da cidade aqui plantou. Parece-me pois que será aconselhável a todos os amantes de Maputo uma visita, atenta, a esta exposição - que foi inaugurada na recente passagem de P.M. Guedes por Maputo. Auto-imperdoável o esquecimento, poder-se-á dizer.

O catálogo, cuja capa acima reproduzo, e que integra  um conjunto de textos (Luís Lage, José Forjaz, Malangatana, da organizadora) para além de inúmeras fotografias, inclui ainda uma separata "Edifícios em Maputo" a qual contém uma listagem das obras do arquitecto na cidade. Fica aqui a sua reprodução (pressionando as imagens elas engrandecem) - um roteiro para vários passeios.

Sim, também vem muito a propósito nesta era em que o Maputo-cimento está a mudar, radicalmente, de formato. Poder-se-á até dizer que carregar esta separata e calcorrear a cidade será uma forma, mais ou menos nostálgica consoante o que cada um pensar ser o "desenvolvimento" e o "urbanismo", de nos despedirmos de um certo Maputo-cimento. E de, vá lá, acolhermos um outro Maputo-cimento. E que cada um escolha o que prefere admirar. Quanto ao que preferirá para viver isso não será dos amantes da arquitectura a decisão. Nunca é, diga-se, em parte alguma do mundo o é. Ou foi.

jpt

publicado às 01:12


6 comentários

Sem imagem de perfil

De jpt a 26.03.2010 às 04:35

Caso prefira posso-lhe guardar uma brochura (e entrego a um amigo comum, que o verá mais vezes)...

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos