Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Imputação a Agualusa

por jpt, em 24.06.09

Aqui se ecoa a acusação a José Eduardo Agualusa de ter cometido plágio no seu "Estação das Chuvas". Fui ver e ler. E parece-me muito forçada a tal acusação. Plágio não é isto, caramba! Goste-se ou não da escrita de alguém.

publicado às 19:27


20 comentários

Sem imagem de perfil

De umBhalane a 24.06.2009 às 21:38

De acordo.
Sem imagem de perfil

De Agry a 24.06.2009 às 22:10

Noutro espaço, também me recusei a crucificar Agualusa apesar da recente polémica de que foi protagonista e, com a qual, não concordei nem um bocadinho!
Sem imagem de perfil

De jpt a 25.06.2009 às 04:30

Ainda bem, estamos de acordo entre gente que lê,
Sem imagem de perfil

De A B MELO a 25.06.2009 às 17:14

Adorava poder participar mas não sei nada da polémica e quando clico o "aqui" ali em cima não aparece nada. Mas como vocês são tudo boa gente e decerto sabem do que falam, fica o registo. Viva Águalusa! Ainda que o louco do Óscar Wilde tenha legendariamente referido que a cópia e o plágio são o mais nobre dos elogios, de facto os actos de copiar e plagiar derrotam o objectivo de se querer ser escritor ou escriba. Eu, por exemplo, adoraria plagiar Eça.

Mas falta-me o chá e daria muito trabalho tentar.
Sem imagem de perfil

De jpt a 26.06.2009 às 08:53

Já corrigi a ligação (Demorou, mas o acesso aqui é esporádico)
E sim senhor, o Wilde tinha razão (uma razão). Faz lembrar um do Borges, a do tipo que reescrevia o D. Quixote
Sem imagem de perfil

De luzinira frangoulis a 12.07.2009 às 21:59

Li apenas e tão só o texto introdutório - que deu o mote a esta discussão saudável e acesa àcerca do escritor JEAgualusa;
- Antes de mais nada - porque será que várias pessoas podem acertar numa mesma chave de um qualquer jogo de sorte (totoloto ou euromilhões ... querem ver que andam a copiar as chaves uns dos outros...???!!)
...
Entrando na discussão propriamente dita:
-Tudo o que disse E MANTENHO àcerca do Agualusa refere-se tão somente à sua obra; é senso comum que um romance histórico não tem o rigor científico que muitos lhe querem (à força) atribuir, como se de História se tratasse - de facto.
Também conheço relativamente bem a obra do JEA e não me parece que não divulgue as fontes - pelo contrário até explana ideias e conta episódios, como que inserindo (as fontes) em personagens.
Gostava sobretudo que nos remetessemos - concordando e/ou discordando, com linhas de pensamento aproximadas ou não - repito, gostava que nos remetessemos à figura do escritor; na vida somos personagens também (representamos muitas vezes) - a vida privada dele não conta.
O José Eduardo Agualusa é, a par de Lobo Antunes, Alçada Baptista, Cardoso Pires ou Virgílio Ferreira, dos escritores que mais se tem aproximado dos leitores; isso faz a diferença...goste-se ou não dele; e faz por isso...a injustiça de recorrermos ao chamado não argumento pode matar esta nossa discussão (plágio ou não) e pode deitar por terra uma personalidade...que esconde por trás um ser humano; atentemos a este lado, quando a mim de superior importância.
Um abraço a todos,
Lz
Sem imagem de perfil

De PiresF a 27.06.2009 às 02:36

Pois… é assim, com ligeireza, que alguns tentam destruir o trabalho de uma vida.
E o pior, é que nalguns casos até conseguem.

Um abraço, JPT.
Sem imagem de perfil

De Sandro Brincher a 01.07.2009 às 23:54

Inspirar-se em fatos reais para escrever ficção é uma coisa; o que ele fez vai um pouco além da mera inspiração. Sou fã do Agualusa (inclusive meu trabalho no mestrado é sobre ele), mas aquilo ali é bem mais que usar a vida "real" como fundamento. Se a fonte é assim utilizada em todos os seus detalhes (calibre das armas, distância entre aeronaves, altitude), deveria ter sido citada ao menos em alguma nota final.
Se é plágio ou não, caberia às autoridades competentes decidir e, claro, tão somente se houvesse uma denúncia formal, o que parece não ser o caso.
Abraço.
Sem imagem de perfil

De A B Melo a 04.07.2009 às 06:00

Só por curiosidade, quem são as autoridades formais? O tribunal da santa inquisição da Literatura? quando se diz que o Águalusa, que creio que é angolano, plagiou, vai-se a um tribunal em Luanda apresentar queixa? e já agora, quem é que ele plagiou? pelos vistos o visado (ou visada) não reagiu formalmente
Sem imagem de perfil

De Sandro Brincher a 04.07.2009 às 14:36

Amigo, como bem deves saber, não existe nada nem próximo a um "tribunal da santa inquisição da Literatura" (feliz ou infelizmente..). Em Angola, se for denunciado um caso de plágio [que é crime, segundo a Lei 4/90 (dos Direitos de Autor), punido com prisão e multa], a denúncia deve ser feita à Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos. Há, entretanto, uma particularidade interessante lá: se a obra tiver sido registrada apenas no exterior, não há como protegê-la. Para saber mais sobre isso, leia: http://tinyurl.com/lljl84
Para ler a lei na íntegra: http://tinyurl.com/nq8kd4

No entanto, tudo isso só é cabível se houver a denúncia, o que, como já disse e o colega acima reiterou, não aconteceu. Se vai ou não, pessoalmente pouco me importa. Importa é a informação.

Abraço.

comentar postal


Pág. 1/2



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos