Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lusofonia ainda

por jpt, em 24.05.04

Com vagar, como se pretende nas conversas saborosas, tenho trocado com o Luís Carmelo do Miniscente ditos sobre a lusofonia.

Confesso que fui adiando um apontamento mais "a sério" sobre isto, mas o tempo faltou. A ver se ainda regresso, pelo menos para breves notas. No entretanto aqui deixo referência e ligação para um dos melhores textos sobre o tema que conheço, da autoria do académico francês Michel Cahen: o Des Caravelles pour le future?, um texto publicado na revista Lusotopie 1997.

Implacável, sanguinário até, Cahen recolhe e transcreve trechos da prosa lusófona nos alvores da CPLP. Imperdível.

Para visitantes interessados neste assunto não posso deixar de recomendar dois pequenos livros que muito bem elaboram sobre a noção de "lusofonia": "A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia" de Eduardo Lourenço (Gradiva, 1999) e "A Lusofonia e os Lusófonos: Novos Mitos Portugueses" de Alfredo Margarido (Edições Universitárias Lusófonas, 2000). Analíticos ainda que não tão avassaladores como Cahen.

Boas leituras se for o caso. E bons sorrisos, se com Cahen. Mas cuidado, depois disso dificilmente a mantinha reconfortante da marca "lusófona" vos aconchegará, passarão a precisar da velha escalfeta.

publicado às 19:06


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Elsa Santos a 13.10.2010 às 15:30

Em relaçºão a este texto , apenas quero rectificar o nome do investigador Michel Laban e não Cahen, estudioso das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, infelizmente também já desaparecido.
Sem imagem de perfil

De jpt a 13.10.2010 às 15:50

Não Elsa, não tens razão. O texto referido é do Cahen e não do Laban.
"também já desaparecido" o Laban? Com isso queres dizer o que, alguém mais aqui referido morreu? (carmelo, margarido, lourenço, cahen)?

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos