
Está no Domingo de hoje o eco de um artigo no
Guardian sobre as posições de Mbeki relativas ao Sida. Continua sendo, como refere o seu biógrafo oficial, um "dissidente do Sida". Continua agitando e promovendo um documento por ele elaborado já nesta década no qual defende nada curiosas teses:
o vírus HIV não é o causador da doença;
os investigadores da doença são quais cientistas nazis dos campos de concentração;
os africanos que aceitam a visão da ciência médica sobre a doença são vítimas de uma auto-infligida mentalidade de escravos.
Uma continuada visão em Mbeki e em vários dos seus seguidores sul-africanos, com eco em tantos membros das elites africanas (a
Nobel da Paz Wangari Maathai,
o cardeal de Maputo são sonantes exemplos) - representam uma transferência letrada das visões populares sobre o Sida (e a estas alimentam), mas não só. Nelas se reconhece um profundo anti-capitalismo confuso (pois brotado em políticos de acção pró-capitalista), traduzido em aparente recusa do capitalismo da indústria farmacêutica, sinal óbvio da confusão ideológica dessas elites políticas (dramático caso em Mbeki, ainda assim dos grandes líderes africanos actuais).
Mas mais do que isso, dois outros vectores a sustentarem esta "teoria conspiratória do Sida", avatar contemporâneo da "teoria conspiratória da história": por um lado, um óbvio, profundo, dramático, ressentimento com o "ocidente", com o "homem branco" - aqui anunciado como genocida perene, autor da epidemia que dizima as populações do continente. Há uma doença avassaladora em África? Pois a responsabilidade, autoria e gestão, é dos brancos. Esta é uma constatação constante. E, por muito que seja historicamente compreensível tal angústia com os antigos colonos, ela é no caso presente patética (e pateta). E, para além da questão do Sida, este fundo moral e ideológico dificilmente será constitutivo de algo positivo - o "inimigo externo" como culpável de tudo não me parece grande argumento de desenvolvimento e de justiça social. E, neste caso, de saúde pública. Mas esta culpabilização rácica apela ainda a outra consideração, a de um actual e futuro espartilho para aqueles que recusam as categorias raciais como explicativas da acção humana: incrustados que parecem estar entre os racistas de várias cores, propondo estes supremacias racionais e civilizacionais (como acontece entre o trogloditismo de tez branca) e supremacias "históricas" e morais (como agita o trogloditismo de tez negra) [e aqui nem refiro outros locais do espectro de cores].
Finalmente, esta concepção constante de que os fenómenos têm uma "mão visível" subjacente, que a desordem (a doença mortal, neste caso a pandemia) é originada por uma vontade humana malévola, é a constante de uma cosmovisão feitícica, a sua actual demonstração religiosa, essa que elege o feitiço esconso como motor da acção social (muitos há, e até antropólogos encartados que chamam a isto fatalismo - e daí ao postular de um atavismo apenas lhes custa um dos seus pequenos passos -, símbolo de que não percebem nada disto). Ou seja, um entendimento geral subordinado a um extremo homocentrismo, em que as causas dos fenómenos têm que ser os indivíduos, mortos ou vivos, na sua constante e imortal interacção.
Por esta mesmo tão interessante - apesar do drama do Sida, apesar da tristeza racista - é ver as elites mais "modernizadoras" (como Mbeki) e mais cristãs (como os representantes do Vaticano) actuarem no quadro cosmológico tão perseguido pela actual revolução religiosa em África. Interessante de olhar enquanto se espera um novo Copérnico que aqui descentre o universo deste pobre pó que são os homens - não tão omnipotentes assim, nem quando vivos nem quando espíritos.