Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




35 anos de independência de Moçambique cumprem-se agora. Há exactamente seis anos aqui coloquei esta entrada, evocando a data. São hoje tão diferentes os leitores do ma-schamba que acho justificável a repetição:

 

1. Dia de constituição da Frelimo (1962).

 

FRELIMO/KATIKA KUPIGANA NA/UKOLONI NA UBEBERU/25 SETEMBRO, offset 2 cores, Frelimo, Dar-es-Salaam 19 (AHM 80), retirado de B. Salstrom, A. Sopa (1988), Catálogo dos Cartazes de Moçambique, Arquivo Histórico de Moçambique

 

2. Independência antecedida da viagem de Samora Machel "De Norte a Sul de Moçambique" - a célebre viagem "do Rovuma ao Maputo"

 

retirado de A. SOPA (coord.) (2001), Samora. Homem do Povo, Maputo, Maguezo Editores

 

 

3. Declaração da Independência de Moçambique (1975)

 

25 de JUNHO DE 1975 / INDEPENDÊNCIA DE MOÇAMBIQUE, offset 2 cores, José Freire, DNPP, Maputo 1975 (AHM 96), retirado de B. Salstrom, A. Sopa (1988), Catálogo dos Cartazes de Moçambique, Arquivo Histórico de Moçambique

 

Discurso de proclamação da independência de Moçambique no estádio da Machava  (colecção Telecine), retirado de A. Sopa (coord.) (2001), Samora. Homem do Povo, Maputo, Maguezo Editores

 

 

A mudança de bandeiras:  "Independência de Moçambique" de Dino Jehá, retirado de F. Ribeiro (coord.) (2003), Exposição Moçambique: Vida e História em Psikhelekedana.

 

jpt

publicado às 23:50


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Duarte d'Oliveira a 25.06.2010 às 01:08

Tudo teria sido tão diferente, se…

- Os moçambicanos tivessem tido a possibilidade de escolher;
- Não tivessem saido de uma ditadura, que os reprimia, para entrarem noutra - que lhes prometia o céu e lhes impôs o inferno:
- O governo português tivesse respeitado um dos direitos básicos da Democracia: ouvir os cidadãos.

Porque não os ouviu, os cidadãos moçambicanos não puderam escolher e os que puderam abandonaram a terra mátria e exilaram-se por aí, pelo resto do mundo - de onde, depois, assistiram, magoados, à derrocada do país, à guerra fratricida que provocou milhares de vítimas e ao surgimento de élites que ignoram o povo que sobrevive na palhota, longe do futuro…

Tudo teria sido tão diferente, se…
Sem imagem de perfil

De rose costa a 26.06.2014 às 12:19

Pungente!

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos