Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Olhar o Mundo

por jpt, em 10.08.10

[Mapa-mundi de Paolo del Pozzo Toscanelli (Florença, 1397-1482)]

Da imprensa (re-blogada) portuguesa chegam dois textos sobre a temática "cultura". Leio algumas reacções adversas ao  texto de Pacheco Pereira sobre o "culturalês": um patois que JPP deliciosamente exemplifica em adenda. Mas são ambos textos pobres, típicas ilustrações do velho ditado "com a verdade me enganas" - em Portugal há no campo artístico estratégias (retóricas) de distinção/legitimação que são vácuas e até pungentes? E depois? Onde não as há (houve)? A estratégia ilustrada é acarinharmos o cânone - em particular se vetusto - e pontapear a mole "cultura actual" para as traseiras do quintal? Chamando a carrinha da Câmara Municipal (ou do Conselho Municipal, se em Moçambique onde questões similares se podem levantar ainda que com diferentes incidências - e em semana de inauguração da importante Bienal do MUVART a questão da "legitimidade artística" regressa aqui à actualidade) para carregar tal tralha para a lixeira? Ou é debater, polemizando, os conteúdos propostos e as estratégias assumidas, combatendo e/ou promovendo as apropriações, as legitimações? Uma pena tudo isto, a vertigem polemista conduz JPP a um reducionismo, a um "politicismo", que não cola com a sua densidade.

Mas empobrecedor é também o facto de que se sobre esse seu ditirambo recaem algumas (indignadas) atenções e um par de gargalhadas concordantes já sobre este texto de Manuel Maria Carrilho se escuta o eco do silêncio. Exactamente onde se avança o olhar político sobre a cultura, sobre virtualidades e potencialidades da prática cultural, assim convocando elaborações (e obras, já agora). Mas aí a facilidade do protesto ou da risonha anuência já não cola. Também por isso o tal ... inteclar generalizado.

jpt

publicado às 15:14


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Lowlander a 10.08.2010 às 17:12

JPP? Densidade? Esta mesmo a falar a serio?
Nunca lhe li um texto ou argumento sobre uma situacao presente que nao fosse predicado numa falacia, representacao abusiva da realidade e/ou ignorancia atroz do que falava.
Culpa minha certamente.
Sem imagem de perfil

De jpt a 11.08.2010 às 02:18

Certamente ...

comentar postal



Bloguistas




Tags

Todos os Assuntos