Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"…cheguei a um acordo perfeito com o mundo: em troca do seu barulho dou-lhe o meu silêncio…" (R. Nassar)
Na Escola Portuguesa de Moçambique encontrei esta exposição das Bonecas de Capulana, de Suzete Honwana. As fotografias (telemóvel Nokia, jpt a clicar) são paupérrimas, mas quero deixar memória. Duas razões - a primeira é "leve-leve", e particularmente em época natalícia (potlatch familiar): estas bonecas são um mimo de prenda, encantam qualquer um(a) e não são caras.
A segunda razão é menos "leve". Através destas bonecas Suzete Honwana vem propondo um historial do vestuário em Moçambique, e bem documentado (ver a primeira foto, bem apoiado por iconografia na peanha) - por enquanto centrado no uso dos panos, pois não tenho conhecimento da sua abordagem às fibras vegetais anteriores à disseminação dos panos orientais. Nesse âmbito, também lúdico mas não exclusivamente, histórico-antropológico esta produção de bonecas é interessantíssima.
Sei que em tempos alguém intentou levar uma exposição destas até Portugal, porventura ao Museu do Traje. Acompanhada de uma parafernália ensaística tal seria (será?) um evento a muito acarinhar.