Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gastronomia moçambicana em Lisboa

por jpt, em 22.08.15

jantar 1.jpg

 

Que Lisboa é na actualidade um ponto turístico global é óbvio. A cidade fervilha de turistas, de lisboetas e de locais aprazíveis para o festejo. E é Linda. É, já aqui o disse, maningue nice. Mas tem falhas, algumas clamorosas. Até agora a mais dolorosa que identifiquei é a, até surpreendente, ausência de um bom restaurante dedicado à gastronomia moçambicana. Sim, sei que há pelo menos 3 que disso se reclamam. Mas as vozes dos conhecedores são letais: não ascendem a nada mais do que matar as saudades dos mais irredutíveis. Alguns dos mais fatalistas tentam amansar os desesperados palatos com o argumento da falta de ingredientes disponíveis. Nada mais falso, os produtos estão presentes nos mercados mais acessíveis. E tudo se poderia congregar para abrir um verdadeiro restaurante moçambicano: público e publicidade, daquele boca-a-boca, não faltariam.

 

Esta minha reflexão, manifesto, é sustentada na empiria. Comprovei-a ontem, num evento acontecido numa residência particular ao bairro dos Olivais, ex-periferia da capital. Um académico moçambicano, elevadamente rompendo os estereótipos do "género", cozinhou isto: macouve, mboa, caril de camarão, feijoada (de feijão nhemba!!!) com galinha, acompanhados de xima (e arroz, este ausente da foto), com piripiri e achar à disposição. Estava tudo soberbo - demonstrando à exaustão a densidade etnográfica do intelectual autor; evidenciando as possibilidades da prática deste tipo de arte nesta cidade.

 

Se um Amador (palavra de grande respeitabilidade) consegue um êxito desta monta não percebo como é que não avançam os profissionais. O sucesso, repito, seria garantido.

publicado às 17:15


3 comentários

Sem imagem de perfil

De anónimo a 22.08.2015 às 18:38

que pena ser numa casa particular, gostava muito de experimentar. tenho saudades, voltei em outubro 2014. Exceptuando o "cantinho do aziz", que outros restaurantes recomenda em Lisboa ou arredores com gastronomia moçambicana?
Imagem de perfil

De jpt a 22.08.2015 às 22:56

É esse o caso: eu não recomendo nenhum restaurante. O Cantinho do Aziz está na moda mas não justifica grandes elogios. Há também o Ibo e o Zambeze mas os ecos são pouco elogiosos, para além de serem caros
Sem imagem de perfil

De anónimo a 23.08.2015 às 18:21

Ve la se convidaste

comentar postal



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos