Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Artista está Presente

por VA, em 14.03.14
Com os desejos de um bom fim-de-semana, deixo-vos um fragmento da perfomance “The Artist is Present” que Marina Abramovic preparou para o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) na temporada de 2010.

Durante 716 horas, Marina Abramovic sentou-se numa pequena mesa, no átrio do MoMA e, sem reagir ou falar, fixou os visitantes que eram convidados a sentarem-se à sua frente.

A performance fez parte da retrospectiva sobre a artista que abarcou os 40 anos de performances, fotografias, instalações e vídeos concebidos por Marina Abramovic.
Para vivenciar a experiência e partilhar o espaço com a artista de origem sérvia, milhares de pessoas enfrentaram horas em longas filas de espera, chegando mesmo a pernoitar em frente ao museu. Uma vez em frente a Marina Abramovic, os visitantes não podiam comunicar com a artista mas o tempo que estavam sentados dependia apenas da sua vontade.

Até que Ulay, seu ex-companheiro, apareceu no evento sem avisar. Este foi o primeiro encontro entre os dois desde a sua separação, em 1988.

VA 

publicado às 14:44



Bloguistas







Tags

Todos os Assuntos