Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
"…cheguei a um acordo perfeito com o mundo: em troca do seu barulho dou-lhe o meu silêncio…" (R. Nassar)
Jean "Toots" Thielemans, um belga com uma grande gaita, ou se preferirem para evitar trocadilhos, harmónica, disse que vai deixar de tocar. Ele lá sabe e estas vontades não se discutem, sobretudo com um homem que nasceu em 1922. Deixa imenso material gravado para deleite da rapaziada. Tive a sorte de ver dois concertos do velho gaiteiro, um deles no Jazzmania em 1987, um bar em Copacabana que já não existe, com um quase imberbe apesar da barba Fred Hersh ao piano e mais uma malta a compôr o ramalhete. Muito whisky, muito Jazz. A propósito dessa noitada carioca, Thielemans é um apaixonado conhecedor da música brasileira e gravou em 1969 com Elis Regina "Aquarela" (Wave, Aquarela do Brasil, O Barquinho, Canto de Ossanhá, são alguns dos temas do disco) e já nos 90 lançou "The Brasil Project" com a malta local. A lista é estrelada: Milton, Lins, Castro-Neves, Eliane Elias entre outros numa leitura de vários compositores brasileiros. Devo dizer que prefiro o 2º volume (1993) em que se pode ouvir "Retrato em Branco e Preto" de Chico Buarque, "Papel Marché" de João Bosco, "Linda" de Caetano, "Samba de uma Nota Só" de T. Jobim ou "Samba de Orfeu" de Luiz Bonfá, curiosamente também nascido em 1922.
"Toots" é, ou era?, um exímio guitarrista que assobiava melhor que qualquer canário e "Blusette", composição sua, trouxe-lhe a fama. Ficam duas interpretações, uma com a guitarra e o assobio ao vivo no Budokan e a outra com a gaita de beiços como dantes se chamava ao instrumento. Fica ainda uma historieta acerca de John Lennon e uma versão notável de "Imagine".
Da discografia gosto muito de:
"Blues for Flirter" ( uma gravação algo obscura de 1961 em que "Toots" toca guitarra e piano e não na gaita, com edição em CD da Gitanes-Jazz Productions na colecção "Jazz in Paris")
"Live" e "Live 2" - 1976
"For my Lady" (com o trio de Shirley Horn) - 1995
"One More for the Road" (um disco com temas de Harold Arlem e com vários convidados) - 2006